Sua empresa está espantando ou retendo talentos?

Em momentos turbulentos da economia de um país é preciso focar ainda mais no principal capital de uma empresa: o humano, constituído de talentos e competências das pessoas.

Duvida disso? Apresentamos duas grandes provas:

1 – Para reduzir custos e ampliar lucros, o processo de trabalho deve contar com mão de obra qualificada e eficiente. A crise pode ser uma oportunidade para empresas que trabalham com excelência e diferenciação, resultado que só é possível com o trabalho de profissionais competentes e engajados;

2 – Se seus melhores profissionais não estiverem contentes com sua empresa, buscarão outro lugar que atenda às suas expectativas. Dessa forma, será necessário buscar, contratar novas pessoas e ainda correr o risco de escolher errado, sendo necessário demitir!

Hoje o conhecimento é o recurso mais valioso das empresas, muito mais crucial que o próprio dinheiro. Os profissionais que detém o conhecimento são os principais contribuintes para o sucesso da organização. Portanto, é necessário atrair talentos de grande conhecimento e impulsioná-los cada vez mais dentro da empresa. Eles precisam se sentir bem dentro da organização e ali querer ficar.

reter-talentos

É de extrema importância que a empresa faça o máximo para reter seus talentos.

reter-talentos2

Os profissionais precisam de um clima organizacional adequado e de uma cultura democrática para impulsar o que há de melhor dentro delas.

reter-talentos3

É importante que o colaborador se sinta bem em seu local de trabalho, afinal de contas, esse é o local onde passa 1/3 do seu dia! Uma estrutura confortável, inspiradora e agradável são ideais!

Ambientes com valores invertidos, com políticas duvidosas, práticas imorais e desconfortáveis só espantam os talentos que ali passam, pois, nenhum profissional de grande competência quer ser associado a uma má prática ou viver em um ambiente que lhe cause mal-estar.

Também é preciso dar o devido reconhecimento por suas competências, afinal, talento sem reconhecimento procura outra empresa que o valoriza, mesmo em períodos de crise.

Os funcionários fazem a empresa, afinal eles são, na realidade, os consumidores mais próximos das práticas da organização e precisam ser fortalecidos com valores autênticos!

Atente-se a todos os aspectos de sua empresa!

Quem viu disse